O que fazer em Barcelona – Visitar um dos maiores recintos modernistas do mundo
Logo na entrada, uma maquete nos dá a dimensão do tamanho do recinto modernista construído entre 1902 e 1930, projeto de um dos grandes arquitetos da época, de certo modo eclipsado por ser contemporâneo de Gaudí, Lluís Domènech i Montaner. E sabem o mais louco, este complexo era e em parte continua sendo, um mega hospital!
Mas não se anime muito com a maquete porque nem todo é complexo pode ser visitado, e ainda há muito trabalho de restauração pela frente, e outra parte sendo utilizada como hospital. Mesmo assim vale a pena.
Como é a visita ao Recinto Modernista de Sant Pau
A visita começa com um audiovisual mostrado de forma contínua em catalão e espanhol, em seguida o visitante é conduzido através dos antigos tunéis para o coração do complexo.
Curiosidade: a rede de mais de 1 km de tunéis era utilizada para facilitar os serviços internos de todo o hospital. Através dela se transportava a comida, os remédios e também os pacientes.
Em seu projeto, Lluís Domènech i Montaner trabalhou com a proporção de 145 metros quadrados por paciente, espaço que incluia parcela nos jardins. E m seu projeto inicial constavam 48 pavilhões, dos quais foram construídos 27, sendo 16 modernistas. Destes 16, doze foram executados por Lluís, que faleceu durante a construção do complexo, e seu filho finalizou os outros quatro edifícios.
A parte externa da maioria dos edifícios é bem mais interessante do que a interna, com exceção do edifício principal, que eu deixaria para o final do tour, como a cereja do bolo 😉 Porque pensa era um hospital, tampouco se podia esperar que internamente estivessem cheios de vitrais, murais ou mosaicos. E o que havia, em sua maioria, acabou sendo destruído ou ganhou uma mão de cal e tediosa pintura branca ;( que pouco a pouco se vai restaurando.
Há tantos detalhes na parte de fora que a diversão está garantida. São relevos, esculturas , mosaicos e vitrais. Difícil acreditar que aqueles prédios eram unidades de um grande complexo hospitalário. Cada pavilhão abrigava uma especialidade médica.
No final se dirija ao Pavilhão da administração que é daqueles edifícios que não vai sair mais da tua memória. Respire fundo, e suba a linda escada, sem deixar de esticar o pescoço para admirar lá em cima a cúpula de vitral. E quando chegar ao primeiro andar, olhe pela janela, você não vai se arrepender, diante terá outra das grandes obras modernistas, a Sagrada Família. Mas não deixe de explorar e babar numa sala enorme na parte de cima do maior edifício do recinto (6.840 metros quadrados), construído entre 1905 e 1910. Que foi concebido como entrada principal e como zona administrativa. Os mosaicos externos do edifício contam a história da construção deste hospital, de Santa Creu i Sant Pau.
Depois desta visita, você vai achar bem sem graça ir a qualquer hospital, e vai pensar que o mundo está precisando de mais cor, de mais vitrais, de mais formas orgânicas, enfim que o mundo está precisando de um novo modernismo.
Como chegar
Dá para chegar de metrô pegando a Linha 5, e descendo em Sant Pau/Dos de Maig. Se você quiser combinar com uma visita à Sagrada Família, entre ambos recintos uma caminhada de 850 metros.
Se estiver muito cansado, pegue novamente o metrô em San Pau/Dos de Maig, a Linha 5 (sentido Cornellà Centre) e desça na seguinte parada: Sagrada Familia.
Quando ir
O recinto abre todos os dias. De novembro a março, de segunda a sábado das 10:00 às 16:30 horas, e nos domingos e feriados, das 10:00 às 14:30 horas.
De abril a outubro, de segunda a sábado das 10:00 às 18:00, e nos domingos e feriados das 10:00 às 14:30 horas.
Fceha nos dias: 1 e 6/janeiro; 6 e 25/dezembro.
Quanto custa
Como tudo em Barcelona, não é barato, são 13€. E se quiser participar de uma visita guiada (oferecida em inglês, espanhol, catalão e francês) são 19€. Não é necessário comprar a entrada online, por enquanto as filas são de 5/15 minutos.
Serviços: na entrada do recinto se encontra um bar-restaurante, o 1902. E na entrada junto à bilheteria, uma big loja.
Com a entrada te entregam um pequeno livrinho bem didático com muitas informações interessantes. Acaba sendo também um lindo souvenir da visita.
Combina com: almoço na região, e depois de uma descansada, visita à Sagrada Família.
Site: http://www.santpaubarcelona.org/es
Curiosidade: desde 1997, este conjunto modernista forma parte dos bens declarados pela Unesco como “Patrimônio Mundial da Humanidade”.
Veja todos nossos posts de BARCELONA
Busque e reserve seu hotel em Barcelona, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Escape das filas, compre antes da viagem e em português, as entradas para os principais ATRATIVOS DE BARCELONA, clicando aqui.
Se você quer roteiros mastigadinhos com mapas exclusivos e detalhados na cidade, o melhor é comprar nosso guia “O que fazer em Barcelona” 🙂
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
Veja os demais posts deste #turopa:
Como ir do aeroporto de Bilbao ao centro da cidade
Dica de hotel em Bilbao – Barceló Bilbao Nervión
Bascook, daquelas experiências que valem a viagem | Restaurante em Bilbao
Como ir de Bilbao a Madri | de trem ou de ônibus?
Dica de hotel em Madri | 4 estrelas do lado do Guernica
Onde comer em Madri | Os novos mercados gourmet da cidade
O sanduíche mais típico de Madri e um local legal para prová-lo
Onde comer em Madri | Dicas de locais próximos ao Museu do Guernica e da Estação de Atocha
O que fazer em Madri | Visitar o impressionante Museu Arqueológico Nacional
Como é viajar de trem rápido de Madri a Barcelona (inclui video com passo a passo)
Dica de hotel 4 estrelas em Barcelona – Gran Hotel Torre Catalunya
Dicas de lugares estilosos para comer em Barcelona – Bar Roca e Fábrica Moritz
fotos: turomaquia_2014